Criando Sleeves para seus cartuchos

Tutorial passo a passo de como fazer sua Sleeve caseira.

Cada vez mais difíceis de  achar  as famosas Sleeves Cards ou tambem conhecidas como Dust Covers, eram estojos de papelão que vinham junto com os cartuchos do NES para sua proteção, aqui no Brasil elas não ficaram muito famosas na década de 90 pelo fato de várias distribuidoras de cartuchos nacionais como a CCE e Milmar não as adotarem.IMG_2500b35

Bem o fato que eu acho elas muito bonitas e são um item que completam o visual da minha coleção, mais aqui em São Paulo elas são muito difíceis de encontrar e geralmente são vendidas apenas com os próprios cartuchos sempre quase impossíveis de achar para venda separadas.

Bem recebi vários e-mails de leitores do blog pedindo para criar uma matriz das Sleeve para impressão, então vamos ao tutorial.

materia slaave 3materia slaave 2

Primeiramente você tem que decidir o tipo do papel que vai usar e o método de impressão isso influi bastante no custo final de sua Sleeve, aqui em usei papel Couchê 115g/m2  branco e imprimi frente e verso já na cor preta só desta forma pode-se obter o logo na Nintendo na frente de sua Sleeve, após a impressão secar totalmente já podemos recortar a matriz recomendo para obter um corte mais preciso o uso de um estilete bem afiado e régua ao invés da tesoura.

materia slaave 1materia slaave 9

Com a Sleeve já cortada vem um passo que exige bastante cuidado na parte em que dobramos o Couchê que é um papel bem grosso e fica quase impossível poder obter uma dobra perfeita, para conseguimos isso a dica é que no verso do papel aonde temos a linha de dobra  passarmos bem de leve o estilete e assim marcamos um trilho no papel para que ele se dobre com mais facilidade, após a Sleeve  já dobrada chegou a hora de colar para esse tipo de papel o indicado é uma cola adesiva plástica diferente da cola branca normal que demora muito e pode deixar marcas a cola adesiva cola que quase instantaneamente apenas tome cuidado para não colar errado e sua Sleeve  ficar torta.

materia slaave 6materia slaave 7

Como o Couchê é bem grosso você terá nas rebarbas do corte a cor original do papel um modo de maquiar essas rebarbas e passar com muito cuidado uma caneta piloto, já com todas as rebarbas pintadas a Sleeve já esta pronta para o acabamento final passamos duas mãos de verniz semi brilho obedecendo a tempo de secagem de 15 min cada.

materia slaave 4materia slaave 5

Após a secagem o papel Couchê junto com o verniz endurece e fica com quase a mesma textura da Sleeve original, bem é claro que a Sleeve caseira não substitui a original, mais pode ser usada como substituta de alguma Sleeve rasgada ou apenas para embelezar sua coleção.

Segue  o matriz da Sleeve para a impressão em 2 formatos, Jpg frente e verso que devem der impressas em folha A4 e na versão PDF tambem  com Frente e verso.

bbbb2

* Só um comentário rápido  Blogs com conteúdo próprio são cada vez são mais raros, não proíbo de colocarem minhas matérias em outros blogs até porque nem tem como fiscalizar isso, apenas peço que quando usarem uma matéria do 16 bits retro  em algum fórum ou blog por favor colocar o link do blog ou alguma menção                                                                                                  
OBRIGADO.

3 Response to "Criando Sleeves para seus cartuchos"

  1. Anônimo says:

    Valew pela ideia de conservação!!

    Anônimo says:

    cadê as atualizações, e seu blog tá pesado pra chuchu

    Post fantástico. É tão difícil encontrar jogos para super nintendo em bom estado e na caixa que creio que vou criar umas dessas nas medidas dos cartuchos de SNES. No entanto acho que vou fazer a arte mais personalizada para cada jogo, como se fosse a caixa.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme