Vale a pena restaurar sua coleção?

Compensa restaurar sua coleção? Veja seus prós e contras

 

Aqui já entramos em um assunto que que divide opiniões entre os colecionadores de vídeo games, compensa restaurar  sua coleção de vídeo games e cartuchos?Refazer labels, Limpezas das carcaças e até a substituição se for o caso?

capa da mateira 4

Ou  partir  para compra de material preservado é a opção mais válida? Nesta matéria tento de maneira mais imparcial possível expor os dois lados da situação.

Uma questão de cuidado ou perda de tempo?

Já frequento fóruns e sites de colecionadores de vídeo games e retro games a bastante tempo e quando alguma matéria ou comentário aparece sobre esse assunto as opiniões ficam bem divididas, geralmente a discussão toma sempre dois partidos.

Photo0104 (2)Photo0091

Uma parte defendem  que os jogos devem ficar no estado que foram adquiridos e que restaurar eles retira o cartucho de seu estado original, e fazer isso basicamente quebra toda a ideia de sempre procurar por cartuchos mais conservados e com a label intacta e também e ato de conservar o cartucho se perde pois quando se estraga simplesmente  pode-se refazer.

SAM_0261Photo0352

Já outros defendem que manter uma coleção com cartuchos com labels rasgadas e carcaças com alguma quebra um defeito  ficam com aspecto de abandonados ou sem cuidado, e que os restaurando eles ficam com um melhor aspecto.

 

Custo beneficio de uma coleção organizada

s_MLB_v_O_f_222314253_472s_MLB_v_O_f_222319706_2964

Mais no caso se a pessoa preferir e partir para a compra de material preservado deve pensar que ha um custo bem alto em comprar cartuchos em condições perfeitas de conservação,  principalmente quando estes cartuchos estão com caixa e manuais intactos o valor do  jogo pode até duplicar.

12779491721foto04Tintas-corante-Epson-kit-4-X-100ml-R-26-90-tinta-bulk-epson-osasco-carapicuiba-barueri-e-região-198655_image

Outro assunto é o custo que o colecionador pode acarretar em sua decisão, restaurar seus cartuchos pode não ser uma tarefa muito barata, custos de impressões, trocas de carcaças, material para a limpeza é algo que o colecionador deve se preocupar no custo final de sua restauração.

Efeito colateral que apareceu no mercado por causa disso

Um grave problema com essa  onda de restauração foi que apareceram  algumas pessoas que com a facilidade que encontrar material  como manuais, caixas e labels viram um modo muito desonesto de ganhar dinheiro. vendendo cartuchos “lacrados” a preços bem altos, ou usando formulas como o Retr0Bright para limparem consoles e venderem com o falso pretexto de  “nunca foi usado!” ou “esse nunca saiu da caixa”.

Conclusão

Cabe a cada colecionador saber o que fazer para deixar sua coleção organizada, há colecionadores que conheço que nem ligam para esse assunto, o que querem mesmo e jogar seus consoles amarelados e se divertir com os amigos, a outros que não se importam em ter somente cartuchos paralelos.

Na minha opinião o importante é continuar a se divertir, se agrada você em ter uma coleção com labels restaurados ou ter somente cartuchos em seus estados de conservação perfeitos e uma questão de preferencia.

2 Response to "Vale a pena restaurar sua coleção?"

  1. Red V³ says:

    Eu sou um desses que deixa as coisas no estado em que comprei, apenas se estiver muito detonado mesmo que na maioria das vezes eu troco por um novo e vendo o antigo, como já fiz mais de uma vez

    Angelo says:

    Post antigo, blog desativado mas vou opinar:

    Eu sempre restauro tudo o que posso, pois o tempo é implacável. Uma peça "imaculada" mas com a funcionalidade perdida pelo estresse do tempo serve pra quê?

    Não concordo com pinturas em gabinetes velhos, por exemplo. Acho uma grosseiria com a coleção, mas acho válido se o comprador não liga para esse aspecto. Enfim, tudo é relativo...

    Acho altamente recomendável o uso do retrobright, nesse sentido. Mas terrivelmente desonesto usá-lo para iludir os colecionadores de boa-fé!

    Assim, se vc encontra em colecionar coisas um hobby, e em restaurações outro hobby, penso que DEVA fazer sem problemas. Se for revender a peça, avise das restaurações.

    No caso de sentir que uma restauração quebra a originalidade do produto, não a faça. Simples assim!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme